domingo, setembro 25, 2005

Concerto em Elvas

A Igreja do Senhor Jesus da Piedade.
Cumpriu-se a agenda do dia 24 de Setembro com um recital de música sacra no Santuário do Senhor Jesus da Piedade em Elvas, integrado nas Festas de São Mateus.
O Coral de São Domingos abriu o concerto interpretando melodias de autores contemporâneos (Simone Olivieri, Juan-Alfonso Garcia, Ramiro Real e Lopes Graça) mas com espaço neste reportório para um breve “apontamento ortodoxo” de Dmytro Bortnianski, conhecido compositor russo dos séculos XVIII/XIX, e para Jean-Phillipe Rameau (do barroco francês) e para sua composição “La Nuit”, recentemente divulgada pelo filme “Les Choristes”. O final, já tradicional no alinhamento deste género de concertos, foi um espiritual negro harmonizado por Henry Smith e com solos interpretados por Vera Guita e Susana Rito.

Foram os espirituais negros o ponto forte do reportório do segundo coro, o Coro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (Lisboa) que, dirigido por António Leitão, interpretou também, entre outras, música do sec. XX (Giuseppe di Marzi) e do séc. XVI (Jacob Arcadelt e a sua clássica e famosíssima Ave Maria).

O público foi entusiástico nos aplausos e os coralistas manifestaram, depois do forte empenho no concerto, uma enorme dedicação ao jantar que a Confraria do Senhor Jesus da Piedade lhes ofereceu.

Durante a actuação do Coral de São Domingos


Durante a actuação do Coro do Instituto de Emprego e Formação Profissional (Lisboa)


E depois das actuações, a tradicional troca de lembranças.

Fotos de:
Nelson Santos
Luisa Pinto

Sem comentários: