quinta-feira, outubro 12, 2006

Montemor e Vigo no XII Concerto de Outono


No passado dia 14 de Outubro, a Igreja da Misericórdia, nesta cidade, ficou completamente cheia para assistir ao XII Concerto de Outono. A iniciativa, que já vai na sua 12.ª edição, foi promovida pelo Coral de São Domingos, de Montemor, que contou com o apoio de várias entidades locais – Câmara Municipal, Santa Casa da Misericórdia e Agrupamento Vertical de Escolas.
O grupo convidado, o Coro Clásico de Vigo, dirigido por Joaquin Carvajal Baños, deslocou-se daquela cidade da Galiza para celebrar a chegada do Outono com os seus amigos portugueses, interpretando peças do Renascimento espanhol (sacras e profanas), bem como música popular de várias origens. O Coral de São Domingos, sob a direcção de João Luís Nabo, dividiu a sua participação em três partes distintas: música sacra espanhola do século XX, duas canções de Fernando Lopes-Graça e um espiritual negro com Vera Guita como solista. Os dois grupos juntaram-se depois para interpretarem duas peças em conjunto e agradecerem os aplausos entusiasmados do público.
Na imagem: interpretação pelos dois coros da peça tradicional da Galiza O Voso galo Comadre.

2 comentários:

T. disse...

Obrigada pelo comentário no meu blogue. Não será fácil que vá a Montemor nos próximos tempos, mas se for, não me esquecerei de tentar aparecer nos vossos ensaios. Tenho os vossos mp3 e ouço-os muito frequentemente. E, em boa verdade, por vezes sonho cantar algumas das peças. Por agora, participo na animação da Eucaristia na Igreja de S. João de Deus, em Lisboa, nas Vozes de S. João de Deus. Aos poucos, aprendo a ouvir de outra forma, e também a ler o que não sabia ler, e a respirar e tudo o mais. Vai devagar, que não tenho formação musical, e que o objectivo deste coro é em primeiro lugar litúrgico, e só depois artístico. E também ensaiamos menos... Mas já me trouxe muito, esta vivência em coro, quer a nível espiritual e de Igreja, quer a nível pessoal, daquilo que não julgava ser capaz de fazer e dos sonhos que me despertou, quer a nível da forma como canto e ouço música. Bem-hajam por terem disponibilizado músicas vossas online, que muitas vezes me acompanham enquanto trabalho e me ajudam a sonhar também.

Anónimo disse...

Obrigado, Tânia, pelas tuas considerações. Aparece.