domingo, julho 03, 2005

Biografia do Maestro João Luís Nabo



João Luís Nabo, Maestro do Coral de S. Domingos Posted by Picasa


Nasceu em Montemor-o-Novo em 1960. Dedicado, desde muito cedo, à música instrumental e coral, enveredou no entanto por uma carreira profissional completamente diferente; licenciado em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade Clássica de Lisboa, é actualmente professor efectivo na Escola Secundária de Montemor-o-Novo.
Frequentou a Academia dos Amadores de Música de Évora, estudou piano com professores particulares, entre os quais Isabel Joaquina da Cruz, e fundou e dirigiu o Coral de Letras da Faculdade onde fez os seus estudos.
Foi organista e director do Coro Litúrgico da Igreja Matriz de Montemor-o-Novo, de 1979 a 1990, professor de piano da Escola de Música da Sociedade Carlista, em 1990 e 1991, e director do jornal regional "Folha de Montemor" de Outubro de 1989 a Abril de 2003. A sua primeira incursão na literatura aconteceu em Junho de 2004 com a publicação do livro Alentejo sem Fim - Contos, pela Editorial Tágide, de Lisboa. Em Junho de 2005, publicou o seu segundo livro O Lago e outra história depois, editado em parceria pela editora anterior e a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo.
Foi tenor do Coral da Universidade de Lisboa, frequentou o II e III Cursos Internacionais de Sines, em 1990 e 1991, onde estudou canto e técnica vocal com Elisete Bayan e Vianey da Cruz e direcção coral com Anton de Beer e Edgar Saramago.
Frequentou, igualmente, em 2000 e em 2001 o I e II Cursos de Técnica Vocal de Montemor-o-Novo, orientados pela Prof. Maria João Serrão e ainda a V Oficina de Canto Gregoriano, em Março de 2003, ministrado pela Prof. Idalete Giga.
Compôs para teatro e são de sua autoria várias peças sacras, interpretadas regularmente pelo Coral de S. Domingos, estando uma delas incluída no segundo trabalho discográfico do grupo.
Fundou e dirige o Coral de S. Domingos de Montemor-o-Novo.

Sem comentários: