domingo, julho 10, 2005

Digressão do Coral Luy de Bearn a Portugal


24/7 – DOMINGO
18.00-Participação no XII Encontro de Coros / III Festival Internacional, Igreja de S. Domingos em Montemor-o-Novo

26/7-TERÇA
18.30- Concerto no Palácio da Independência, em Lisboa

27/7-QUARTA
21.30 - Concerto no Inatel, na Rua Serpa Pinto, em Évora


Coro Luy de Bearn
(Serres-Castet)

Criado no Outono de 1995, o Coro Luy-de-Béarn conta hoje com cerca de sessenta coralistas que se iniciaram progressivamente nos diversos estilos do vasto repertório coral a cappella : madrigais do renascimento, música popular de todo o país, canção francesa, jazz vocal. Associa-se pontualmente a conjuntos instrumentais ou vocais para apresentar obras de maior envergadura.
Acompanhado pela pianista Françoise Pagnoux, professora e acompanhadora na Escola de Música de Luy-de-Béarn, o seu repertório actual é dedicado, em grande parte, à música francesa dos séculos XIX e XX.
O coro gosta de se apresentar no âmbito de encontros corais ou de intercâmbios entre grupos, criando, após cada iniciativa, novos laços de amizade. Depois do Quebec (Canadá) e de Itália, o convite para cantar no Alentejo feito pelo Coral de São Domingos veio concretizar a sua terceira digressão ao estrangeiro.


Hélène Pereira
A
través das suas funções de directora da Escola de Música, maestrina e professora de iniciação musical nas escolas primárias, Hélène Pereira, uma francesa com grandes ligações afectivas e culturais a Portugal, concretiza a sua profunda convicção de que as práticas artísticas (e a da música em particular) são importantes factores de desenvolvimento individual e colectivo e que, por tais motivos, deveriam ser acessíveis a todos os cidadãos.
Os seus estudos nas universidades de Pau e Toulouse permitiram-lhe nunca dissociar as suas paixões: a música e a pedagogia. Tem orientado ultimamente os seus trabalhos nas áreas da produção e encenação de contos musicais, continuando paralelamente a aperfeiçoar-se na direcção de conjuntos vocais e instrumentais.

1 comentário:

Anónimo disse...

«La musique est une loi morale; elle donne une âme à l'univers, des ailes à la pensée, un essor à l'imagination, un charme à la tristesse, de la gaieté et de la vie à toutes choses. Elle est l'essence de l'harmonie, qu'elle rétablit et élève vers tout ce qui est bon, juste et beau dont elle
est, bien qu'invisible, la forme éblouissante, passionnante, elle »-Platon, la République

« Lorsque les voix s'unissent, les coeurs sont bien près de se comprendre » -César Geoffray

« Tu peux frapper sans crainte à la porte derrière laquelle tu entends chanter ».-Proverbe de l'Est de la France.

"Heureux celui qui chante et qui peut ajouter à la beauté du monde" -Choeur final du "Berger de lumière" de Roger CALMEL.